Aglomerados, Nebulosa e Galáxias (e ainda um Quasar), em Lira

Carta Celeste realizada por Mario Jaci Monteiro - As Constelações, Cartas Celestes




NEBULOSAS, EM LIRA:


Credit: H. Bond et al., Hubble Heritage Team (STScI/AURA), NASA


M57 - NGC 5720 - A Nebulosa do Anel
Ascensão Reta  18h53m35      Declinação +33o.01 m4
Tipo Nebulosa Planetária   NP      Dimensão  1,2       Magnitude 18
Magnitude da Estrela associada   15         Distância em anos-luz 5,0

A um terço da distância entre as estrelas Beta e Gamma Lyrae, encontra-se a maravilhosa Nebulosa do Anel, NGC 6720, M57, descoberta em 1772 embora sua forma aparentemente anular tenha sido revelado mais tarde, por William Herschel em suas observações.
Sua magnitude é de 9 e sua dimensão é de 2.5”. 
Esta é uma das mais familiares nebulosas planetárias. 

Telescópios mostram sua forma um tanto indefinida em suas extremidades, com uma abertura escura ao centro acolhendo pálidas estrelas bem como, através lentes potentes, uma estrela também pálida se revela.  É uma estrela azul-anã, muito quente.  A intensa radiação dessa estrela é absorvida pela nebulosa e re-emitida na região visível. 

O espectro da nebulosa e da estrela central é puramente gasoso.  Embora pareça oval para nossos olhos, é supostamente quase circular porém visto obliquamente.  Esta nebulosa pode ser visualizada através telescópios pequenos.

Surgindo pela morte de estrela parecidas com o Sol, as nebulosas planetárias representam a breve porém gloriosa fase final da evolução estelar. Os envoltórios gasosos são ionizados por uma fonte central extremamente quente, o núcleo colapsado de uma estrela que esgotou todo o combustível por fusão nuclear.


NGC 6765 - Nebulosa Planetária
Ascensão Reta 19h11.1m   Declinação 30o.33’
Magnitude visual 12.9   Dimensão 38”
Apenas um grau a oeste de M56, situa-se a estranha nebulosa planetária NGC6765.  é uma nuvem pálida com um miolo brilhante e uma estrela de 14a. magnitude em sua extremidade nordeste.




AGLOMERADOS, EM LIRA:


M56 - NGC 6779 - Aglomerado Globular
Ascensão Reta 19h16m35.5s       Declinação +30d11m04s

M56 possui a magnitude 8.3 e a dimensão de 7”, portanto bastante brilhante e grande, um tanto irregular, rica e bem condensada, podendo ser encontrada a 3.8o. NW de Albireo, a estrela Beta Cygni.  Porque a Via Láctea passa extremamente próxima a este objeto, isso pode ser considerado tanto um problema quanto uma bênção: o problema acontece pelo fato de não deixar que M56 se apresente através seu devido valor de brilho e de dimensão; a bênção acontece através o fato de M56 se situar em um lugar de extrema riqueza dos céus estrelados.



NGC 6791 - Aglomerado Aberto
Ascensão Reta 19h20m53.2s     Declinação +37d46m19s
Já na extremidade  leste da constelação da Lira e próxima à fronteira com o Cisne, situa-se este aglomerado aberto considerado um dos mais antigos e estimado em cerca de 9 bilhões de anos.



Aglomerado Aberto - Stephenson 1
Para espanto de alguns autores e comentários, a observação da Estrela Dupla Delta é realmente um ato de tirar o fôlego - tal a surpresa da visão encontrada!  Mesmo através binóculos, é possível resolver esta questão exatamente buscando ao centro de Delta  1 e Delta 2 uma belíssima coleção de jóias espalhadas...: e estaremos diante de um tipo de aglomerado aberto espaçadamente agrupado e nomeado de Stephenson 1.  A estrela cor de topázio Delta 2 é bem mais chamativa e ancora um asterismo próximo ao seu centro delineado como um diamante.  Delta 1 e as próximas duas brilhantes estrelas são de cor azul turquesa.  Existe um ziguezaguear de estrelas que inclui duas grandes duplas acontece a noroeste do aglomerado.  Através grandes telescópios, são reveladas cores num encadeamento de estrelas de 9 a 11 magnitudes que começa entre Delta 1 e Delta 2: muitas dessas estrelas são de cor safira porém a gema central é um outro sol topázio.  O comentário que se faz é que, depois do Aglomerado Duplo em Perseus, esta jóia preciosa situada em Lira nomeada de Stephenson 1 e bem pouco conhecida é, certamente, o aglomerado mais colorido dos céus do norte! 





GALÁXIAS, EM LIRA:

NGC 6745
Ascensão Reta 19h01.6m   Declinação 40o. 45  Magnitude 12,3
Galáxia pequena e pálida porém com uma aparência que sugere uma observação em função do fato de que não possui um halo que a circunda e sim apresenta um disco lenticular orientado norte sul e com a extremidade oeste mais achatada.  Esta galáxia é um sistema de interação de três outras galáxias e é preciso uma imagem de alta resolução do trio para se fazer sentido à forma estranha que  é vista através o visor.



NGC 6703
Ascensão Reta 18h47m18.8s   Declinação +45o.33m02s
Esta é uma galáxia lenticular que não é facilmente identificada num campo de visão coalhado de estrelas e em telescópios de pequena potência parece quase estelar.  Um telescópio potente pode revelar um halo pequeno, arredondado e pálido apresentando um núcleo central condensado bem mais brilhante porém pequeno e não estelar.



NGC 6702
Ascensão Reta 18h46m57.6s   Declinação +45o.42m20s
Galáxia elíptica situada a 10’ norte-noroeste de NGC 6703 - sendo um pouco mais pálida e menor do que sua companheira, embora bem similar em aparência.  Seu  halo também possui um núcleo brilhante porém não tão brilhante quando aquele que pode ser visto em NGC 6703.



IC 1296
Ascensão Reta 18h53m18   Declinação +33o.04m0  Magnitude 14.8
Esta é uma galáxia muitíssimo pálida e que pode ser observada a 4’ noroeste de M57, a Nebulosa do Anel. 



UM QUASAR
 na direção da estrela Vega, Alpha Lyrae:

A oeste de Vega, porém imensamente mais distante, situa-se um enigma astrofísico:  um quasar apresentando variações extremamente rápidas no brilho de seu radio.  De fato, é possível que a própria estrela Vega seja a responsável.

As flutuações ultra rápidas de QSO J1819+3845, um quasar cerca de 5  bilhões de anos-luz de distância, foram descobertas em 1999 e se afirmava que a luminosidade de radio mudava através os fatores de 4 ou 5 no tempo de uma hora e, em alguns momentos, existiam 10 por cento de variações no período de um minuto. 

Qual seria então o enigma?  O problema repousa na velocidade da luz.  Se o quasar flutua em um minuto, não pode ser maior do que um minuto-luz (18 milhões de quilômetros) em sua extensão.  De outra forma, as mudanças no brilho esmaeceriam em função do fato de que a radiação da parte traseira do quasar levaria mais tempo para nos alcançar.  No entanto, para   um objeto assim tão pequeno  emitir tanta radiação, sua temperatura deve ser assustadora - e fisicamente impossível...  a não ser que as flutuações não pertençam intrinsecamente ao quasar e sim a algum material que se interpõe.  E é essa exatamente a causa dessa situação.

Os astrônomos calculam que a nuvem de gás turbulento causando as flutuações no quasar é cerca de 30 anos-luz de distância e está sendo ejetada através nossa linha de visão em cerca de 30 quilômetros por segundo.  Em função do fato de que Vega se encontra a 25 anos-luz de distância, os cientistas sugerem que o plasma turbulento deve ser relacionado à massa perdida pela estrela - que se situa a 1.5 anos-luz da linha de visão. 



Com um abraço estrelado,
Janine Milward



Temas a serem Apresentados neste Trabalho:
O Mito
Posicionamento
Fronteiras
Algumas Informações Interessantes acerca a Constelação da Lira
Observação a Olho Nu e através Binóculos e Telescópios
Algumas Estrelas, em Lira
Aglomerados, Nebulosa e Galáxias (e ainda um Quasar), em Lira



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS -

Para este Trabalho Sobre a Constelação de Lira somente - com síntese e tradução literal de Janine Milward:

Exemplares da revista Astronomy
.  de setembro de 1998 - algumas indicações sobre Nebulosas e Aglomerados e Galáxias em Lira foram extraídas do artigo Cygnus & Lyra, de Tom Polakis, páginas 82 a 86.  Incluído neste mesmo artigo e na página 85, encontra-se um texto de Andrea Gianopoulos, editora desta Revista, narrando sobre os Mitos das constelações do Cisne e da Lira e o trecho final, tratando sobre o povo nativo norte-americano Chumash, foi traduzido por Janine e inserido nas partes que tratas sobre O Mito de Lyra, sobre Observação a Olho Nú e sobre Algumas Informações Interessantes, neste Trabalho;
.  de junho  - artigo sobre a Precessão e agosto de 2002.

Exemplares da revista Sky&Telescope
      . de abril de 1998 - síntese de um artigo sobre o disco envolvendo a estrela Vega e que pode estar escondendo planetas  e também, nesta mesma edição, síntese de um artigo intitulado Once e Future Celestial Kings, de autoria de Jocelyn Tomkim, páginas 59/60/1/2/3.
       . de julho de 1998 - artigo sobre as estrelas Sigma Lyrae - outro par de estrelas binárias;
       . de maio de 2002 - Extraído e sintetizado e traduzido por Janine de um artigo de Govert Schilling com o sugestivo título de Twinkle, Twinkle, Little Quasar (Pisca, Pisca, Pequeno Quasar);
       .  de  agosto de 2001 páginas 116/6/8  - Extraído e sintetizado e traduzido por Janine do artigo Lyra as a Deep-Sky Sampler (Lira como um Modelo de Céu Profundo) de autoria de Alan Whitman;
-          e abril de 2001  - artigo sobre a Chuva de Meteoros Líridas.


Acerca esta Constelação e a todo o Projeto Da Terra ao Céu e ao Infinito - As 88 Constelações:

COMPILAÇÃO (com todo o respeito)
E TRADUÇÃO literal (quando necessária)
de Janine Milward:

Richard Hinckley Allen, Star Names, Their Lore and Meaning, Dover Publications, Inc, New York, USA

-  Arthur P. Norton and J. Gall Inglies, Norton’s Stars Atlas and Telescopic Handbook  - Sky Publishing Corporation, Cambridge, Massachusetts, USA

-  Wil Tirion - Atlas of the Night Sky - The Hamlyn Publishing Group Limited, London, England

-  Antonin Rükl - The Hamlyn Encyclopedia of Stars & Planets - The Hamlyn Publishing Group Limited, London, England


-  Nasa/Ipac Extragalactic Database O Site
-  http://em.wikipedia.org/
-  http://www.atlasoftheuniverse.com
- Hawaiian Astronomical Society - O Site

-  Mario Jaci Monteiro , As Constelações, Cartas Celestes -
Apoio: CARJ/MEC/CAPES/PADCT-SPEC  -  com dedicatória do autor para mim, em março de 2004 (quando Mário Jaci generosamente me presenteou com um instrumento de observação (kepleriano) artesanalmente construído por ele).  A CARTA CELESTE APRESENTADA NESTA PÁGINA É DE AUTORIA DE MARIO JACI.

- 6a. Edição do Atlas Celeste
de autoria de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão,
Editora Vozes, Petrópolis, ano de 1986
(com dedicatória do próprio autor para mim
em evento realizado no Museu de Astronomia do Rio de Janeiro,
em 16/06/1989)


-  Identificação do Céu (Livro que foi sendo revisado e reeditado algumas vezes) de autoria de Fernando Vieira,
Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
(com dedicatória do próprio autor para mim em Curso de Identificação do Céu,
em 30/07/1999))


Com um abraço estrelado,
Janine Milward
Sítio das Estrelas - Parada de um caminho a Caminho do Céu





Visitando os Sites abaixo,
 você conseguirá informações atualizadas e preciosas
sobre os Objetos Celestiais de seu interesse:

NASA/IPAC EXTRAGALACTIC DATABASE –
NASA/IPAC Extragalactic Database (NED) -  operated by the Jet Propulsion Laboratory, California Institute of Technology, under contract with the National Aeronautics and Space Administration.


THE NIGHT SKY ATLAS
The night sky atlas creates images of any part of the night sky, allowing easy location of any object. Detailed chart images show all stars visible to the naked eye, the constellations, Messier objects, and names of the brightest stars.

The Internet STELLAR DATABASE


- stars within 75 light-years.  (Plus some of the more well-known "name brand" stars farther away.)